
Exercício Mandala
LIBERAÇÂO DE SENTIMENTOS E ENCONTRO COM O SELF
Benefícios da Mandala
O processo da mandala catalisa processos que estão dentro de nós, sentimentos que antes não tínhamos contato direto, e ao descarregar no papel podemos trabalhando questões do Ego, liberando sentimentos, expressando questões interiores e provenientes do Self.
Durante a atividade não conseguimos racionalizar o processo que sentimos, mas conseguimos expressar através da Mandala, nos mostrando o que está acontecendo internamente.
Ao fazermos esta atividade podemos trazer os sentimentos a tona e expressarmos os conteúdos internos através da interiorização, concentração, meditação, transmutando o Ego, sentimento, memórias, para entrar cada vez mais em contato com o Self.
A construção da Mandala faz a razão ficar de lado que nos permite entrar em um processo intuitivo. A intuição é uma fonte especial de integração com o Self. Quando fazemos a Mandala podemos perceber algo que tínhamos dentro de nós, ela tem o potencial de mostrar potenciais interiores, questões interiores, que antes não tínhamos consciência. Pode nos mostrar que
Este processo é pessoal, pode propiciar vários benefícios diferentes de acordo com cada pessoa. Podemos transmutar, limpar, reorganizar sentimentos e memórias, entrar em contato e abrir sentimentos interiores, integrar sentimentos positivos, beneficiais. Entrar em contato com o Inconsciente e trabalhar questões guardadas, fazendo a liberação através da própria atividade.
Procedimento da Atividade
1) Materiais
1A) Pegue uma folha de papel, e apoie um prato no papel e desenhe um círculo (caso alguém prefira e tenha impressora, no final da página tem um arquivo do Word com o desenho de um círculo)
1B) A mandala pode ser feita com qualquer material, o material que desejar, que for mais natural para você. Exemplos:. lápis de cor, canetinha, folhas, flores, terra, grãos, fitas, tinta.
2) Proponho que seja feito 3 Mandalas
• 2A) 1ª Mandala: para LIMPEZA: Expressar, rabiscar, pitar e desenhar de dentro para fora, levando de dentro aquilo que seja necessário liberar para fora. Deixe fluir, naturalmente, caso venha um sentimento você pode se direcionar a colocar este sentimento na mandala. Exemplo: Raiva, tentar expressar a raiva na mandala, a raiva para você, que cor tem? Que senho que têm?
• 2B) 2ª Mandala: para trazer BENEFÍCIOS (o que quer e deseja atrair para si): Expressar, rabiscar, pintar e desenhar de fora para dentro, levando para dentro aquilo que gostaria de trazer para si, sentimentos belos, cores, vida. Deixe fluir, naturalmente, caso venha um sentimento você pode se direcionar a colocar este sentimento na mandala. Exemplo: Amor, tentar expressar a amor na mandala, o amor para você, que cor tem? Que senho que têm?
• 2C) 3ª HARMONIZANDO o Self (interior) com a Psi (mente): Expressar, rabiscar, pintar e desenhar de dentro para fora, para expandir o interior, as capacidades latentes interiores e trazer a harmonização. Deixe fluir, naturalmente, caso venha um sentimento ou memória você pode se direcionar a colocar este sentimento na mandala.
-> Permita-se o processo fluir, não é necessário fazer sentido, ou estar bonito, ou estar geométrico, poderia ser somente um rabisco, ou ficar passando a tinta em círculos. Este é um processo interno de liberação e interiorização, não há rabisco algum que seja errado. Sinta-se livre.
-> Você pode repetir mais vezes esta atividade. É possível fazer a atividade focalizando em alguma questão interior que queira trabalhar, em alguma situação, lembrando sempre deixar fluir no momento.
-> Não é necessário fazer as 3 Mandalas no mesmo dia, não é necessário terminar a Mandala em um dia somente.
-> Se você teve um rompimento amoroso, teve um momento de alegria, angustia,
3) Finalização
3A) A finalização da atividade pode ser realizada como desejar, você pode queima-la, meditar com ela quando estiver pronta, enquadra-la. Como sentir.